Oncologia

Home / Serviços / Oncologia

ONCOLOGIA

A oncologia tem por base o tratamento, rastreamento e investigação de doenças malignas.

O câncer ocorre quando ha o crescimento desordenado de um tecido com características de malignidade, o que pode ter diversos fatores desencadeantes, tais como o fumo, álcool, determinadas infecções e carga genética herdada da família.

O tratamento envolve multidisciplinaridade e diversas categorias de medicações diferentes, seja quimio, imuno ou hormonioterapia  por exemplo, cada uma especifica para cada tipo de câncer e mesmo especifica para cada paciente.

Um dos campos certamente que mais avançou dentro da medicina nos últimos tempos, cada vez mais se adota o termo medicina personalizada, onde o tratamento como exposto acima é especifico pra cada paciente, dependendo de mutações que devem ser pesquisadas para elaboração de um painel necessário para cada situação.

Quando diagnosticado e tratado precocemente, a grande maioria dos tumores tem cura, e praticamente a totalidade grandes chances de controle da doença.

Perguntas Frequentes

É um conjunto de doenças que se apresentam através do crescimento desordenado de células que têm a capacidade de invadir tecidos e órgãos, podendo ocasionar metástases em outros locais do organismo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

De uma forma geral, o oncologista pode assistir a pessoas que estejam investigando uma suspeita de câncer, que estejam necessitando de tratamento para o câncer ou ainda que estejam apenas em acompanhamento após o término do tratamento.

Dr. Rodrigo Kraft Rovere

Medico internista e oncologista, residencia de oncologia clinica no hospital Sao Lucas da PUCRS em Porto Alegre, fellow em pesquisa clinica no instituto Jules Bordet em Bruxelas/Bélgica e pela Universidade de Parma/Italia. Fellow em pesquisa translacional pelo instituto Gustave Roussy em Paris/França