Ouvidoria

O que é a Ouvidoria?
É o canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição.

Nossa Missão
“Propiciar comunicação eficaz entre o Hospital do Coração e seus clientes internos e externos, contribuindo para a melhoria contínua de seus processos e o aprimoramento dos serviços prestados”.

Nossos Valores
Ética, transparência, cordialidade, comprometimento e equidade.

Quais as Atribuições da Ouvidoria?
Receber e examinar, sugestões, reclamações, elogios e denúncias do cidadão, quando não forem solucionadas pelos setores, departamentos e direções responsáveis.
Encaminhar aos setores, departamentos e ou direções, a manifestação do cidadão, acompanhando as providências adotadas e garantir o retorno da mesma.
Apoiar tecnicamente e atuar com as áreas internas, visando a solução do problema apontado pelo cidadão.

O que a Ouvidoria não Faz?
A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.

Quem pode Utilizar os Serviços da Ouvidoria?
Todo cidadão do público interno e externo pode registrar sua manifestação na ouvidoria.

Como entrar em Contato com a Ouvidoria?
Pelo e-mail: ouvidoria@hcorbc.com.br pelo telefone. +55 47 3261-6800, por carta, ou pessoalmente.

Que tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria do Hospital do Coração?
• Elogios,
• Denúncias,
• Reclamações,
• Sugestões

Quais são os trâmites que percorrem as manifestações dos cidadãos?
• Registro das manifestações;
• Análise das manifestações;
• Resolução imediata dos problemas, quando possível, pelo próprio Ouvidor;
• Envio da manifestação ao setor envolvido;
• Resposta do setor;
• Análise da resposta do setor;
• Entrevista com ouvidor ou envio da resposta ao manifestante.

Em quanto tempo receberei a resposta para a minha manifestação?
Através de e-mail você receberá a notificação do recebimento da manifestação, a informação de que a possível solução será dada no período de 20 dias úteis.
Solicitação de pacientes internados terão prioridade nos prazos.
Em casos complexos, como denúncias, os prazos poderão ser maiores.

Em caso de denúncia, preciso me identificar?
Sim. A identificação é necessária e de acordo com o disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Portanto, o preenchimento dos dados de forma completa e exata, é importante para a tramitação correta do processo. Nas situações de não identificação, a Ouvidoria do Hospital do Coração é obrigada a arquivar a manifestação.
Ao encaminhar alguma manifestação, o cidadão deverá estar ciente de que todos os envolvidos serão informados do conteúdo da demanda.

Quais informações devem constar na manifestação?
Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.