É importante lembrar que nem sempre todos esses sintomas ocorrem juntos e que a intensidade deles varia de uma pessoa para outra. A transmissão é feita através de gotículas de saliva e secreções respiratórias da pessoa doente ao falar, tossir ou espirrar e por contato direto, principalmente quando a higiene das mãos é negligenciada.
“A prevenção é, de longe, a melhor forma de evitar o contágio e as possíveis complicações das gripes e resfriados”, explica o professor Lucas Macedo, do curso de Medicina da Universidade de Franca (Unifran). Ele separou 10 dicas para quem deseja passar bem longe das gripes e resfriados. Confira:
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.
- Invista numa hidratação com bebidas saudáveis é fundamental.
- Pratique atividade física regularmente.
- Descanse e tenha boas noites de sono. Em conjunto com as medidas acima, esse hábito também fortalece o sistema de defesa do organismo.
- Quem convive com alguma doença deve mantê-la controlada a partir de orientação do médico.
- Cheque a carteirinha de vacinação. Ela deve estar sempre em dia. Lembre-se que está na época da campanha de vacinação contra a gripe. Vá ao posto de saúde mais perto de sua casa e confira se você deve receber a vacina.
- Diante dos primeiros sintomas de gripe ou resfriado, é importante procurar um médico para que seja iniciado o tratamento adequado.
- Invista em higiene. Lave sempre as mãos. É a medida mais eficaz para evitar a transmissão dessas doenças.
- Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com as mãos ou lenço. Depois não se esqueça de lavá-las. Evite uso conjunto de copos, talheres e toalhas.
- Evite ambientes fechados e aglomerações. Deixe sua casa e seu ambiente de trabalho sempre arejado.