Hipertensão arterial

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença presente na vida de mais de 30% dos jovens adultos e 50% dos idosos do Brasil. Apesar de ser um tema atual e sempre presente nas pautas da sociedade, é necessário continuar a conscientização da importância de bons hábitos e rotina saudável para que se tenha qualidade de vida tanto física quanto mental, afinal, deve haver um equilíbrio para que tudo funcione em harmonia.

É uma condição silenciosa, hereditária em boa parte dos casos e desenvolvido e agravado por hábitos pessoais não saudáveis. Nicotina e álcool, sedentarismo e obesidade, consumo de alimentos de baixo valor nutricional e excesso de sal são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.

Com o aumento do esforço cardíaco, a circulação sanguínea fica afetada, podendo acarretar problemas graves como insuficiência cardíaca e renal, além de aumentar as chances do paciente de ter infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou aneurisma.

A maioria dos sintomas de hipertensão são genéricos: dor no peito e/ou de cabeça, tontura, fraqueza e visão embaçada, sendo necessária a avaliação de um profissional. A visita ao cardiologista é recomendada a cada 6 meses para pessoas já condicionadas à hipertensão e anualmente para pessoas saudáveis. O diagnóstico ou predisposição pode ser obtido através de exames de rotina como hemograma.

Deixe um comentáro

Seu e-mail não sera publicado.